Tuesday, May 29, 2007

Daqui a 5 anos II - Eu tenho a pila mais pequena...

Enquanto o pessoal se decide a responder à minha pergunta vou continuar a falar do tema.
Quero falar do que nos move em termos de carreira. O que nos faz mudar. Quando nos oferecem um novo emprego, o que nos motiva em ir para um emprego "melhor"? A própria definição de "emprego melhor" condiciona essas opções. De uma forma geral.. DINHEIRO! Por várias razões o dinheiro é sempre a maior motivação.

- Querida cheguei! Hoje fui promovido!! Subi na empresa!
- A sério!? E quanto ganhas mais?
- Uma batelada. Já agora. Vou apanhar porrada todos os dias e ser chicoteado e vou ter de comer fezes à sexta-feira...
- Uma batelada!?! Óptimo!!!! Estou tão orgulhosa!

Agora... o interessante é perceber porque o dinheiro nos motiva tanto. Existem diversas razões, como segurança, conforto, etc. Mas para mim uma das razões principais é a síndroma d'"A minha pila é maior do que a tua!". As pessoas vão a nossa casa "Que tal a minha nova TV de 5 metros, ecrã plano, alta definição e com possibilidade de fazer gaspacho?". Isto é válido para carros, computadores, máquinas de lavar roupa e até mesmo válido para esposas boazudas. O nosso "valor" não é nada se não for comparado ao dos outros.
Outra grande razão, directamente ligada com a primeira, é a noção que a rota para a felicidade é a acumulação de riqueza. Não se enganem... se eu fosse rico era feliz. Mas não sendo, a tentativa de lá chegar vai toldar-me a busca pela felicidade. Não consigo acreditar que a felicidade de todos nós esteja no facto de sermos ricos. Algumas pessoas sim, sem dúvida, mas todos?
A busca pela riqueza é feita, geralmente, através do emprego. Atingir bons níveis de remuneração geralmente em troca de trabalho que não nos dá o mínimo de prazer. E também através de biscates que geralmente nos tiram bastante tempo livre. Estamos a falar de mais de 1 terço do nosso dia. Considerando que noutro terço estamos a ir ou a vir do trabalho, a comer, a mijar, a descansar... e que noutro estamos a dormir... o tempo que nos sobra para fazer algo que nos faz sentir realizados é ínfimo. Tão bom que seria se no outro terço, o do trabalho, conseguíssemos ter boa parte da nossa realização pessoal!
O modo como acho que se deve virar a mesa eu digo no próximo POST. Mas para já respondam ao meu POST anterior e entretanto gritem comigo:

"EU TENHO A PILA MAIS PEQUENA!!! PODEMOS PASSAR AO QUE INTERESSA??"

5 comments:

Mistic said...

Não tens não.

Borboleta said...

pá! eu preferia não ter de falar da minha pila... podemos falar de outra coisa qualquer? :D

Anonymous said...

Eu sei quem tem a pila mais pequena que a tua...! mas também só tem 2 anos de idade!

Unknown said...

Garanto-te que a tua pila é bem maior do que a minha :P

Respondendo à tua pergunta... daqui a 5 anos vejo-me ainda a bater código, ainda a chatear toda a gente à minha volta, mas preferencialmente já mais calmita...

.... nível pessoal, não sei mesmo... depende de qual das personalidades seja predominante na altura

Purpurina said...

Lololol tá boa ;)
Mas olha o tamanho não interessa assim muito...

Um desafio para ti aqui: http://susaninhagomes.spaces.live.com/

Fica Bem