Thursday, June 29, 2006

BookCrossing


Como "gamar" livros e não ser preso.

Imaginem o cenário. Vai uma rapariga toda jeitosa, com os seus cabelos loiros e os seus avantajados seios a um café, ela está a ler compenetrada, enquanto, esporadicamente, toca os seus suaves lábios na sua chávena de café, passando de seguida a lingua, em câmara lenta, pela boca num ritual bem sensual. Entretanto ela acaba de ler o livro, fecha-o, levanta-se, paga e vai-se embora. Em cima da mesa está o livro que ela deixou abandonado. Esqueceu-se? Era uma oportunidade de ir devolver e meter conversa. Afinal ela tinha uns belos sei...personalidade. NAAAAAA vou gamar o livro! Pegamos no livro e piramo-nos a correr e a gritar "ahahahah... este já é meu... sou eu contra o mundo.. ahahahah". Uma história bastante comum no dia a dia de cada um (acontece-me a um ritmo quase diário). Mas agora tiraram a piada à coisa. Porque agora é possivel que ao nos pirarmos com o livro, estejamos a fazer precisamente o que a dona do livro pretendia.


Isto leva-nos ao conceito base deste post. BookCrossing! (www.bookcrossing.com). Consiste em comprarmos um livro, lermos, e quando acabamos e sabemos que não o vamos ler mais, inscrevemos o nosso livro no site, colocamos-lhe uma etiqueta com a referência de registo e largamo-lo em qualquer lado para outra pessoa que se interesse em ler o livro o leve e, possivelmente, escreva uma entrada no site indicando por onde ele anda agora. No site ficam os "diários de viagem" dos livros e podemos saber que o nosso livro foi parar um país qualquer estranho. Posso ficar a saber por exemplo que o meu exemplar do "Fuga dos chatos para a índia" está a fazer as delicias de uma criança chinesa na Russia, ou que o meu exemplar do "Use a flatulência para seu beneficio" está a mudar a vida de uma criança pobre da Índia. E digamos seriamente que hoje em dia as viagens estão caras, e assim ao menos viajam os livros.

Eu sei o que estão a pensar. "Está um gajo a trabalhar para comprar os livros para depois andar praí a distribuir por esses maltrapilhos pseudo-intelectuais que não fazem nenhum sem ser andar a passear". Mas na realidade quantos livros leu duas vezes? E aqueles que vai ler outra vez pode sempre guardar. Mas há de certeza uns quantos que já desejou várias vezes "acidentalmente" atirar pela janela por estarem a ocupar o espaço que poderia ser para a sua sardinha embalsamada capturada com muito orgulho na sua viagem nautica pelo rio Trancão. Que mais não seja pode sempre fazer parte dos que vai procurar livros destes, leva para casa, lê (ou bate na tola com ele ou o que raio faz você com os livros), insere uma entrada no histórico do livro no site e de seguida deixa o livro noutro sitio qualquer para outra pessoa pegar nele. E, com o passar do tempo, pode ir vendo o historial daquele livro que esteve nas suas mãos e por onde ele vai andando. Se por acaso o livro cheira muito mal, convém ir ao site ver por onde ele andou antes de o manusear e meter depois os dedos na boca (ou chuchar no livro, seja você um desequilibrado).
Em Portugal
Alguns sitios conhecidos de bookcrossing em portugal são em Lisboa: o bar Agito, no Bairro Alto, a livraria Clepsidra, nas Picoas, e o Tejo Bar, em Santa Apolónia. No Porto:Cafetaria do Palácio e no Café de Santa Catarina.
Links
www.bookcrossing.com (Site Oficial)
http://www.bookcrossing.com/forum/19 (Forum do bookcrossing em português)
http://www.rinaldiweb.it/eurobc/pt/index.htm (comunidade portuguesa de bookcrossers)

3 comments:

Daniel Cenáculo said...

Está muito engraçado e bem disposto este post. A somar a isso tiveste o trabalho de nos facultar a informação dos locais e restantes links. Muito cool :) Não só gostei muito como por certo visitarei alguns destes sítios que ainda não conheço, quando oportuno. Bigados :)

Anonymous said...

No agito há bookcrossing?! :O :O n sabia, mas olha come-se muito bem :D

O tejo bar, rula :D

Eu nc fiz, tenho um bocado de amor aos livros que compro... isto lembra-me uma cena do seinfeld "para que precisas dos livros, depois de os leres?" epa para nada, mas gosto de os ter :S

Boa iniciativa though :)


Gulon

Di said...

Adorei! Vou voltar mais vezes :)