Saturday, June 24, 2006

Brigada do Cagalhão

Há já algum tempo que em Lisboa existe um serviço fantastico, que correm os boatos se chamar: "MOTOCÃO". Basicamente são umas scooters especiais, munidas de uns potentes aspiradores, que são usadas por uns senhores em fatos todos especiais, e que andam pelos nossos passeios a salvar-nos dos ataques dos cagalhões caninos.
"Estava eu ali na minha vidinha, a andar pelo passeio, quando sou confrontado por um gang de cagalhões. Já me encontrava rodeada por uns 5 ou 6, quando fico de frente para o que parecia ser o chefe. Um cagalhão maior, com algumas cicatrizes de pisadelas e sabe-se lá mais que maus-tratos da vida. Parecia um cagalhão duro e o medo inundava-me. Quando oiço ao longe a aproximar-se algo, com um som de entregador de pizza, mas um aspecto tirado de um filme de ficção cientifica. Posso jurar que se notava o medo nos rostos dos cagalhões. De uma assentada, qual cavaleiro no seu lindo corcel munido de um aspirador de cagalhões, o meu novo heroi, livra-me de uma assentada dos 5 ou 6 prevaricadores ameaçadores (FLOMP!FLOMP!FLOMP!FLOMP!FLOMP!.... afinal eram 5.. mas todos ameaçadores). E eis que o meu mais novo heroi se afasta, qual cavaleiro para o pôr do sol, com a sua lança com cheiro a trampa para salvar outra vitima."
Isto podia ser uma historia de banda desenhada. E em qualquer altura convertida para cinema com um super heroi 3d. Mas isto é a realidade. São novos herois numa altura que as pessoas perderam a esperança. Claro que se as pessoas usassem o "saquinho", a arma mais eficaz contra a proliferação destas máfias de cagalhões caninos, estes herois são seriam necessários. Mas é um facto de que nunca vi nenhuma campanha a explicar e a ensinar as pessoas nesse sentido.
Entretanto podemos aproveitar e falar de números... números reais sobre a brigada do cagalhão.
"Em 2002 os cinco motocães que actuam na cidade recolheram 841.385 dejectos caninos. Mas, apesar de impressionante, este número só diz respeito às zonas da cidade onde é possível a actuação destas motas, ou seja, nas ruas onde os passeios têm mais de 90 centímetros de largura." (com esta quantidade tremenda de cagalhões capturados só me vem uma ideia à cabeça: quem é que raio tem um emprego que consiste em contar cagalhões apanhados da rua? Deve ter alto orgulho. Deve ter um daqueles nomes técnicos todos especiais de corrida: "Técnico de Contabilização e Estatística de Aquisição de Dejectos provenientes da espécie Canis Familiaris". Deve ser estilo "OH Manel!!! Tenho aqui mais um saquito para contabilizares. Ena!! Este parece cheio.. grande colheita!")

Artigo sobre os motocães

6 comments:

Anonymous said...

Faustino!!! Finalmente uma história com toda a 'Pôlpa e circustância' ou lá como é... a PÔLPA tem a ver com o tema ;)...
já começo a gostar dos teus temas de escrita... continua assim que vais no bom caminho...

anluvias said...

Epa... eu por acaso estava a tomar o pequeno almoço, mas ok... :D
Não fazia ideia que estes gajos existiam, ainda por cima já desde 2002. Fogo, sou mesmo da aldeia lol

kisses p ti e pa gaja boa :)

Daniel Cenáculo said...

Há anos que não via um desses indivíduos baixinhos. Não sei se por coincidência, se por vingança nos teus familiares, hoje tinha um à porta. Apanheio-o desprevenido (e ele a mim). Não sei se pela minha cara de susto, se por tê-lo visto, fez um ar terrivelmente ameaçador. Acho que era espião. Que será que os motacães dirão da expressão: "Diz-me com quem andas ..." ? Hum! Não posso deixar de dizer que considero muito importante a existência de motocães, e de dizer que por muito que ganhem, nunca será o merecido. Tal como outras profissões existentes similares no grau de importância e civismo.

Gosto muito de ver que aplicas a tua clarividência e veia jornalistica numa área na qual podemos todos usufruir, partilhar. e participar. Muito cool! Welcome to blogomania !!! Nunca pares :)

Daniel Cenáculo said...

Tanto tempo a pensar se blogomania era com dois "g" para depois escrever assim wellcome :) Hum!

Anonymous said...

Ora aí está uma coisa útil que a Câmara de Lisboa faz pelos seus moradores! É sempre bom ter alguém a defender-nos desses cagalhões rufias que andam por aí ;)

Eu acho é que melhor ainda era se o combustível das motas fosse os próprios cagalhões! Assim aproveitavam e usavam-nos para alguma coisa útil. Por falar nisso... o que é que será que eles fazem às bostas todas que recolhem???

Gostei muito do post! Continua assim que vais longe :P

Anonymous said...

hahaha

Ta um gajo aqui entorpecido pela banalidade da vida, e puft. cócó. Há melhor forma de quebrar a inercia?!

Keep on going bro :D


***

Gulon.