Tuesday, June 27, 2006

Estereogramas

Já estiveram na moda, já passaram de moda, mas continuam a ser fascinantes. Os estereogramas são o melhor e mais divertido exemplo de como o nosso cérebro está cá para ser enganado. Penso até, quanto tiver tempo, tomar conta do cérebro de todos os terrestres através de estereogramas. Mas a falta de tempo sabem como é.
Para quem não sabe, estereogramas são imagens que, quando olhamos de uma certa forma, nos dão a sensação de 3 dimensões. Isto sem ajuda de oculos especiais como nos filmes. Isto acaba por ter piada, porque está provado que o pessoal até é adepto destas "modernices". Viu-se bem a adesão do povo ao antigo filme "O monstro da lagoa negra" e as Das. Marias deste país revoltadas "Pronto! Já tá o raio do bicho aqui na sala a sujar isto tudo. Ainda hoje limpei a sala toda e vem-me este gajo pingar sangue praqui!!".
É um facto que os estereogramas têm pouca riqueza visual, visto que são imagens bem "ruídosas" e apenas nos dão a sensação da forma dos objectos, e não a sua côr ou textura. Mas quem quer saber? Desde que eu faça parte da "elite" de pessoas que consegue entortar os olhos e ver o raio da imagem (ou pelo menos fingir bem que consigo).
AH! Ainda não tinha dito, e alguns não sabiam. Pois. Para ver o raio das imagens é preciso entortar os olhos. Quem se treinou bem em miudo a entortar os olhos para fazer palhaçadas está meio caminho andando. Bem... na realidade é um pouco mais complexo. Existem algumas imagens que para observar basta entortar os olhos, mas a maior parte usa uma técnica mais "estranha" que consiste em focarmos os olhos no ponto que supostamente está no infinito, por trás do desenho. Explicar este conceito é que já é um verdadeiro desafio. O facto de nós "sentirmos" a distância até aos objectos e conseguirmos assim nos desviarmos das bostas do chão da rua (sim... eu tenho uma fixação por bostas), provém do facto de termos 2 olhos. Sim, o segundo olho não está cá para o caso de perdermos o outro, nem para podermos enfiar 2 dedos nos olhos. Os dois olhos estão ligeiramente separados (isto se vocês forem normais e esbeltos como eu) e essa pequena distância dá aos dois olhos uma ligeira perspectiva diferente sobre o que estamos a ver. O nosso cérebro pega nas duas e "calcula" a distância até aos objectos graças a ela. Os estereogramas o que fazem é fingir que temos ali duas imagens com uma perspectiva ligeiramente diferente e que juntas, no nosso cérebro, nos parecem uma só mas em que as várias partes dessa imagem estão a diferentes distâncias. No final de tudo só interessa como ver o raio das imagens.
Existem várias dicas de como ver um estereograma. Eu vou indicar a mais simples, e depois quem quiser vai procurar nos links que eu forneço. Ou então vão fazer outra coisa antes que vos salte os olhos da cara.

A ideia é olhar para o centro da imagem durante algum tempo e ir deixando os olhos relaxarem. O objectivo vai ser relaxar tanto os olhos que eles aos poucos começam a desfocar a imagem. Esse desfocar da imagem é o que se pretende. Com treino conseguimos deixar os olhos desfocarem mais e mais, como se estivessemos a ver através da imagem. A partir de um certo ponto conseguimos desfocar os olhos o suficiente para ver a imagem. É experimentar e treinar com a imagem que está ao lado. No inicio é dificil porque os olhos querem muito focar a imagem, porque é isso a que estão habituados. Mas como tudo, temos de treinar e treinar. Ou então espancar os olhos, mas eu não sou grande adepto.
Para quem quiser maltratar mais os olhos ficam aqui alguns links:
E para os maluquinhos dos jogos como eu, um mod para o quake 2 para jogarmos em modo de estereograma em tempo real:

8 comments:

Anonymous said...

Ta muito fixe, mas continuo sem conseguir ver o raio dos estereogramas :( Acho que isso é tudo treta! :P

Anonymous said...

He He.... há qto tempo.... ainda me lembro de uma altura em que ia só a um certo café porque eles tinham uns livros bacanos destas cenas... bem agora esta dica devia ser a pagantes (até pq vou jantar com o fausto na sexta-feira e assim podia pagar o meu jantar com o dinheiro desta dica e ainda por cima gozar com o fausto...). Então vamos lá à dica... quem é que nunca esperimentou ir no carro a olhar para a estrada e subitamente... puf! mais um mosquito no para brisas! e ai estamos nós a torcer os olhos para ver os restos mortais do mosquito no para brisas! Ora bem, é exactamente a mesma coisa! basta imaginar que a imagem está lá longe (estrada) e rápidamente temos de observar algo que sibitamente apareceu mais perto (mosquito) e voilá !!!
Esta foi de borla, para a próxima o Fausto tem mesmo de pagar a janta por eu dar o maior tributo ao seu blog!
P.S.- se cair o olho a alguém ou ficarem cegos eu sou isento de culpas!

Anonymous said...

ehhhh eu fui ganda viciado nisto, tive uma noite inteira para conseguir ver o meu primeiro estereograma, mas finalmente Vi :D

Existem duas formas de ver, crossover e straight (sim, hetero.).

Consoante a forma como vemos, vamos ver a imagem destacada do fundo, ou a imagem "afundada" no fundo... é mt fixe experimentar as duas.

A straight é a que o fausto explicou, deixar os olhos relaxar e tal, crossover é meterem um dedo esticado, assim a uns 15 cm da imagem e focarem o dedo, de forma a que o olho esquerdo fique a olhar pa parte direita da imagem e vice versa, depois tiram o olho e puft.

Não é fácil, é preciso persistencia, mas dp é lindo! ;)

Bjufas*


Le Gulon.

Anonymous said...

epa.. depois nao tiram o olho, tiram o dedo ora lambretas. :|


hasta

Gulon Corrigido.

Daniel Cenáculo said...

Muito bom este post. Nos tempos que correm, somente quem é pode ser. Existem os que nascem e os que se esforçam. Eu sou dos segundos. Ainda assim quero dizer duas coisas:

Primeira:
Xano, é muito importante não descurarmos o português, em termos ortográficos mais que não seja. Não é uma observação depreciativa, mas uma sugestão para que todos nos possamos corrir entre todos.

Segunda:
É um histéricograma. Estava uma vaca num pasto junto a um poste. A vaca estava a´tada a uma corda de um petro. Como conseguiu comer o pasto a três metros de onde estava ?

Gosto muito deste blog :)

Anonymous said...

Woowww estereogramas em tempo real ! mto louco, do bacano que meteste como link, o clássico "Pong" no browser: http://www.leweyg.com/download/SIRD/java/sponglet.html

Mas é melhor parar de jogar antes que fike estrábico de andar aki a cruzar os olhos heheh
abraço

carpe vitam! said...

olha um bule!
Os esteregramas não são apenas «imagens bem "ruídosas" e apenas nos dão a sensação da forma dos objectos, e não a sua côr ou textura». Existem pares estereoscópicos, fotos e obras de arte em estereoscopia.

carpe vitam! said...

Pronto! está explicado o motivo pelo qual eu tinha o teu contacto! isto é giro, nós andamos por aqui a saltitar e vamos deixando pegadas das quais não nos lembramos passado pouco tempo, mas elas continuam lá e saltam à vista quando menos se espera. Estereograma é neste caso a palavra-chave. E por falar nisso, conseguiste ver a última experiência lá no tasco?