Sunday, July 02, 2006

Kirigami

O que raio é Kirigami?
Antigamente, os japoneses não tinham uma industria tão diversificada de produtos eróticos, de bonecada despida e de desenhos animados de raparigas novinhas sempre de saia curta e com as cuecas a verem-se. Como tal tinham de arranjar outras formas de se entreter enquanto esperavam por esses novos e divertidos tempos. Algumas vezes andavam à porrada uns com os outros no que se desenvolveu mais tarde como artes marciais japonesas. Outras vezes (quando vinha ao de cima a parte mais enfeminada deles, ou quando já tinham levado porrada suficiente para uma semana) viravam-se para brincar com papel. Ora já todos conhecemos ou ouvimos falar de "Origami" (e se não ouvimos deviamos ter ouvido e deviamos ver mais filmes.. sim porque o melhor meio de nos cultivarmos é papar filmes a torto e direito e de preferencia com muitos japones a se chacinarem). Origami era a antiga arte de fazer bonecada (lá está, já era a base para a bonecada despida de hoje em dia) a partir de dobragens de papel. O cisnezito e barquitos que faziamos em pequenos dobrando papel provém desta técnica antiga japonesa (incluindo os aviõezitos de papel que voavam sempre de modo perfeito direitinhos aos chão). Entretanto algum japonês achou que apenas dobrando papel não conseguia fazer todo o tipo de coisas que queria (era mas é preguiçoso para tentar e queria era logo cortar) e então decidiu que ia cortar o papel. Daí nasceu o Kirigami. Fazer coisas giras em papel cortando e colando.

Livros e cartões "Pop-up"
Na realidade o meu objectivo com este post não era falar de toda a extensão das possibilidades de Kirigami mas sim de uma em especifico. Eu (e provavelmente alguns de vocês) quando era pequeno adorava ler aqueles livros em que ao abrirmos a proxima página a cena aparecia em relevo em 3 dimensões e, geralmente, podiamos fazer mexer as personagens puxando pequenas alavancas de papel, ou abrindo janelas, etc. Este conceito pode também ser aplicado a cartões de aniversário e casamento. Uma pessoa envia um cartão de melhoras a um doente com uma mensagem no exterior "Espero que te cures rápido..." e quando abre TCHAM!!! um caixão em 3d todo realista que dá para abrir e ver a foto da pessoa lá dentro, com montes de flores em relevo, e com a mensagem a dizer "... ou ainda acabas na caixinha!". As possibilidades são inúmeras. Os mafiosos também faziam algo do género mas não era com papel. Eram caixinhas com dedos de pessoas para servir de aviso. Mas o bonito é isso! É usarmos a nossa imaginação e criar sempre algo inovador.

Ideias... Ideias...
Se há algo que eu sei e que tenho a certeza é que não há nada que uma mãe ou uma namorada goste mais do que receber algo feito artesanalmente por nós. Se oferecemos um cartão a uma namorada feito integralmente por nós e se meteu tesoura e cola e afins ela derrete-se completamente (aos homens basta uma cerveja em que a tampa foi retirada artesanalmente pela mulher e trazida artesanalmente à sala no meio de um jogo de futebol). Por isso tomem este post como uma ideia de reavivarem a chama da relação e receberem muitos "miminhos". A ideia é criar um cartão em que o interior se desdobra todo ao ser aberto de modo a ficar uma cena 3d. Existem inúmeras técnicas e modos de fazer e vou no final deixar links para vários. Quanto mais jeito tiverem, ou paciência, melhor pode ficar o cartão. Podem usar fotos dos dois, podem usar outros materiais para colar, podem colocar partes moveis como os livros para crianças.
Ainda há pouco tempo oferecemos (eu e amigos meus) um cartão gigante (feito com uma cartolina dobrada ao meio) em que ao abrir aparecia uma cena a simular o fundo do mar, com vários "níveis" de rochas em relevo e com uma sereia no meio com a cara da aniversariante (isto porque a prenda era um baptismo de mergulho).

Links
http://www.technologystudent.com/designpro/popup1.htm
http://www.enchantedlearning.com/crafts/popupcards/
http://www.ehow.com/how_12254_make-snowman-pop.html
http://www.makersgallery.com/joanirvine/howto.html

2 comments:

Anonymous said...

Não paras de me surpreender... "fazer as coisas com as nossas maos deixa qualquer namorada derretida", ja anotei, logo te digo como correu... :D

Gulon

Anonymous said...

Tá fixe, ei de experimentar.