Wednesday, June 21, 2006

O verdadeiro código Da Vinci

Numa altura em que está toda a gente eufórica (vulgo "com ela aos saltos") pela história (e para muitos quase uma nova religião) "O Código Da Vinci", encontrei na net algo curioso e, ao que parece um pouco vulgar, acerca de um quadro de Da Vinci. Quem leu o livro, ou quem apenas viu o filme (como eu:P), lembra-se certamente que uma das pistas estava escondida por trás do quadro "Madonna on the rocks". Existem na realidade duas versões deste quadro. A primeira (a que aparece no filme e que se encontra no Louvre), que foi encomendada pela "Confraternidade da Imaculada Conceição", foi rejeitada pelos mesmos porque o raio do quadro estava cheio de pequenas anomalias "anti-cristãs" que pareciam querer dar, subtilmente, um ligeiro significado alternativo ao quadro (raio do gajo pah!!! maluquinho dos códigos). Resultado: toca de ser obrigado a fazer outro quadro, desta vez bem comportadinho. Essa segunda versão encontra-se na National Gallery em Londres (onde estive eu e a minha "gaija" em dezembro passado, e vale realmente a pena). Entretanto, o pessoal da National Gallery, que tem de fingir que trabalha para não serem despedidos, divertem-se a olhar para os quadros o dia todo e, hoje em dia com alta tecnologia, a perscrutar (palavra que devia ser mais cara enviar em telegramas) os quadros com infravermelhos (reflectografia de infravermelhos... espero que não doa! Sim.. porque eu já fiz uma rectoscopia e já sei o que a casa gasta). Entretanto descobriram (tal como em outros quadros) que por baixo do quadro existe outra figura, do inicio de outro quadro que se destinava àquela tela. Naquele tempos as telas deviam ser caras. Hoje em dia até nas lojas dos chineses temos telas para pintar. Este tipo de "segredos" existem ao pontapé pelos quadros do Louvre e da National Gallery. Uma boa visita guiada leva-vos a Códigos Da Vinci, Códigos Van Gogh, Códigos a dar com um pau. E já está mais que visto que para consumir histórias romanticas sobre códigos, estamos cá nós.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre o quadro, sobre as suas metáforas e sobre o desenho escondido, pode ir ao site da National Gallery .

1 comment:

Anonymous said...

Epá... já estive a olhar para o suposto quadro que estava por baixo e não consigo distinguir nada sem ser duas mãos muito mal feitas que estão ali meio desenhadas... Depois tens que me mostrar isso melhor porque, das duas uma: ou eu sou mesmo cegueta ou vocês têm uma graaaande imaginação :P