Monday, September 04, 2006

Homeopatia - como curar com... nada?

Introdução
A Homeopatia é um tipo de medicina alternativa que tem sido bastante divulgada nos dias de hoje. É uma medicina bastante moderna já que foi apenas "descoberta" em 1796, por um médico alemão chamado Samuel Hahnemann. A ideia inovadora deste "cientista" é que se podem curar doenças provocando artificialmente (ou naturalmente visto que é com produtos supostamente naturais) os sintomas da doença que a pessoa tem, de modo a activar as próprias defesas do corpo para curar essas doenças. Provavelmente se você sentir uma pontada no peito o homem dá-lhe uma facada.

Aguinha e mais aguinha
Os tratamentos Homeopáticos são efectuados através de medicamentos Homeopáticos (duhhhh). Vamos então tentar perceber como são feitos esses medicamentos. Para que os remédios façam o efeito desejado, tal como eu indiquei anteriormente, é necessário criar artificialmente os sintomas das doenças que já temos, sendo para tal usadas as mais variadas substâncias. Posso mesmo dizer que até venenos são usados tal como o veneno da aranha "Viúva negra" que é das mais venenosas que existem. Mas não se preocupem, porque as quantidades utilizadas são ínfimas e como tal não são perigosas. É esse um dos pontos engraçados (mesmo mesmo engraçados) acerca dos medicamentos homeopáticos. Os remédios homeopáticos são caracterizados pelo seu nível de diluição. Existem várias designações para indicar estar diluição tais como por exemplo 10CH, ou 30DH. Nestes exemplos o DH indica uma diluição de 1 parte da substância activa para 9 de água (ou outra substância neutra). O número antes do DH indica o número de vezes que essa diluição foi feita. Ou seja, primeiro diluímos 1 parte de veneno de aranha venezuelana para 9 de água, e de seguida pegamos numa parte do resultado dessa mixórdia e misturamos com mais 9 partes de água e etc. O CH por sua vez é 1 parte de substância activa para 99. Se verificarmos os níveis de diluição dos medicamentos homeopáticos vemos que realmente a quantidade de substância activa nos medicamentos é mesmo ínfima. Mas quão ínfima?
O Avogadro do diabo
A partir de 13CH a relação entre o número de moléculas da substância original e o número de moléculas de água é tão grande que ultrapassa a possibilidade de ainda haver alguma molécula da substância activa. Ou seja, a partir de 13CH a substância original já não existe e como tal temos aguinha levando-nos isto a crer que os medicamentos homeopáticos funcionam como placebos (medicamentos que curam apenas pelo facto que nós acreditamos que eles nos curam... podem até ser feitos de água). Mostrar explicação mais detalhada

Água com memória de elefante
Concretizada a explicação acerca da grande probabilidade dos medicamentos homeopáticos apenas actuarem como placebos porque a substância activa em muitos deles nem está lá, seguimos para outra explicação dada por alguns homeopatas e que se baseiam em algumas teorias que acerca da memória da água. Ao misturarmos qualquer coisa na água e irmos diluindo aos poucos, chegamos ao ponto em que a substância desaparece e ficamos apenas com água, mas quem nos garante que a própria água não ficou alterada apenas por contacto com essa substância, e na realidade não é a substância que cura mas sim a água que sofreu alterações nas suas propriedades? Se eu entrar na ONU e digamos que estão cerca de 99 representantes na sala, podemos dizer que temos uma espécie de diluição 1CH de Fausto Fonseca na ONU. Digamos que eu sou uma pessoa que arranja guerras em todo o lado, mas se eu entretanto sair da sala não posso mais tentar criar guerras através da ONU. Mas se antes da sair da sala eu der um valente peido e deixar os restantes 99 representantes mal dispostos, eu até posso sair da sala, mas eles podem começar guerras uns com os outros apenas por estarem mal dispostos. Assim eu criei guerras na mesma e nem precisei de lá estar. É o que pode acontecer com as substâncias homeopáticas. Elas já se foram mas antes se serem mais diluídas deram um valente peido antes de desaparecerem e a água que ficou fica mal disposta o resto do tempo.Mas se acreditamos que pouquitas moléculas podem alterar dessa forma a água, então e as impurezas do ar? Mesmo que os laboratórios de homeopatia tivessem o mesmo grau de limpeza que os laboratórios de semicondutores o número de moléculas de impurezas libertadas pelas pessoas (estimadas em 100 mil por minuto por pessoa) ou qualquer outro tipo, seria sempre largamente superior ao da substância activa e como tal activaria essa "memória" da água para essas substâncias também. Já tou a ver um gajo cheio de caspa a impregnar o raio dos comprimidos.
Conclusão
Li um artigo há tempos na revista "Super Interessante" que indicava que já tinham sido feitos estudos à homeopatia comparando com placebos e que, embora não tivesse taxas de sucesso suficientes para ser considerada uma terapia alternativa à medicina convencional, apresentava uma taxa um pouco superior à dos placebos. A explicação dada era que geralmente os tratamentos homeopáticos são acompanhados por dietas também viradas para a resolução do problema. Obviamente, acreditando que os homeopatas geralmente têm conhecimentos em outras áreas da medicina, sabem indicar dietas que beneficiam a condição de saúde do doente. Obviamente tudo o que escrevi neste post tem um carácter parcial da minha visão e quem quiser que mexa o rabito e procure mais informações sobre o assunto, começando com os links que forneço abaixo.

Links

4 comments:

Anonymous said...

Ó Fausto... faz sentido, pelo facto que o nosso corpo é composto pela maioria por água. assim sendo desta forma, os homeopatas apenas se reservam ao direito de 'reciclar' a nossa 'agua'!
Aposto que agora te surpreendi!!! ha ha ha!!!

Anonymous said...

e qual é o preço de um frasquinho de agua para curar a impotencia sexual?!

Placebos ahoy :D


hasta

Unknown said...

Bem, tudo é possível.Por acaso tá lembrado daquela seita que dizia que não precisava de comer para viver? Que lhes bastava o Sol? (pensam que são plantas, os coitados), ora bem, juntemos a fotosintese à agua dos homeopatas e teremos o homopatasintese

aiiiiiiiii hahahahhaha

isabel said...

Pensar que já gastei tanto dinheiro com uns frasquitos de água!!! Mas não me arrependo. Os resultados foram positivos. Aos tratamentos foram adicionadas consultas de podologia e outra de quiropratica (?). As dores que tinha desapareceram a médio prazo.

Pena que seja tão caro, pois gostava de repetir.

Isa
(bc take_it_isa)