Thursday, September 28, 2006

FloriTOINA!

Ouvi no outro dia a musica da FloriSALOIA e achei tremendamente parola. Eu diria que me parecia como nos meus antigos tempos de LSD nos anos 60 se eu não tivesse nascido em 1977. Mas de qualquer das formas é difícil eu falar mal já que eu nunca vejo a novela, e ser-me-ia pedido para provar que o fazia e eu não o quero fazer nem para falar mal. Por isso agarro-me ao que tenho (suas mentes depravadas!!) e analiso a letra da musica, que é bem mais curta que um episodio daquela seca (até porque cada naco dos episódios que eu já vi ela tava sempre a cantar o mesmo raio da mesma musica).

Comecemos pelo início:
"Pobre dos ricos que tanto tem
Mas pra que serve tanto dinheiro? "
Fonix. Coitaditos dos ricos porque têm dinheiro? AHAHA. E para que serve tanto dinheiro? ARGH! Querem uma lista? Dinheiro não traz felicidade, mas quando ela vier eu quero estar à beira da piscina da minha ultra mega opulenta casa com o meu Ferrari à porta:P
"Faltam os sonhos Falta vontade"
Epa. Sonhos é possível que falte. Visto que cada vez que há um eles podem concretizar. Agora faltar vontade, com o dinheiro que têm compram o Viagra que precisarem.
"Faltam o tempo e a liberdade
Vivem com medo de perder algo"
Falta tempo e liberdade? Por isso é que não tens guito. Não deves trabalhar. Deves passar o dia na desbunda e depois vens falar mal dos ricos. Com medo de perder algo? Se perderem compram mais.
"Sobra arrogância, sobra ganância"
Sobrasse era dinheiro para a gente ficar com algum:P. Isto cheira-me a uma FloriDORDECUTUVELO.
"Faltam o tempo e a esperança
Faltam a brisa e o sol da manhã"
Os ricos podem tar de férias o tempo todo. E esperança não precisam realmente. Mas a brisazinha e o sol da manhã num iate particular deve ser algo bem jeitoso.
"Pobre dos ricos que não conhecem toda magia da liberdade"
Liberdade? É o que eu digo. Mas a Floribela trabalha? Eu não sou rico e não tenho liberdade nenhuma. Caneco. Devo tar a fazer algo mal.
"Não tenho nada e tenho tenho tudo
Sou rica em sonhos e pobre pobre em ouro"
Isto cheira-me a "Não é o tamanho que importa. É o que fazemos com ele" que geralmente é dito por alguém bem pecanino. E cheira-me também que ela é rica em sonhos daqueles em que sonhamos em ter ouro.
"Do que me importa se todo esse dinheiro
Não compra amigos, estrelas o amor verdadeiro"
Mas paga jantares a essa gente toda:P (a menos que as estrelas estejam de dieta) .
"Eu tenho sorte porque sou pobre
Me sobra tempo, me sobram sonhos"
Aqui entra a parte do LSD. Misturado com bastante erva. "Cheira a floooores... Floooores.. floooribelaaaaa... ehehe... floooooribela.... epa.. consigo sentir o sabor da cor azul... hihihihi.. sou pobre... tenho tanta sorte... ehehe.. só é chato não comer... mas.. cheira a flooores".
"Tenho de sobra sonhos e garra
E muita esperança para conquistar"
Caneco. Já é a quarta vez que ela fala em sonhos. Mas ela passa o dia a dormir? Agora pelo menos tem garra. O que, estando ela sempre a sonhar, pode aleijar o gajo que dorme com ela (não vá ela ter um sonho mais agitado). E a palavra esperança também deve ser mais barata porque ela gosta de usar. Mas pronto, como ela é pobre tem mesmo de ser assim.
"Músicas lindas para cantar
Beijos tão doces para beijar"
É bonito. E realmente é verdade. Pelo que sei ela não se cala durante a série e farta-se de cantar. Mas a parte dos beijos já me parece bazófia, porque pelo que sei ela é mais FloriNICLES quando toca a algo mais íntimo.
"Pois tenho todo tempo do mundo
Porque me sobra cada segundo"
Ena. Parece que ela me ouviu. FloriNICLES mas não faz mal. Ela tem todo o tempo do mundo. Começa é a ficar flácida e rugosa. Mas há pessoal com todo o tipo de fetiches.
"Tudo que tenho é dividido
Minha riqueza são meus amigos"
Apetece-me explorar esta última parte. Tudo o que ela tem ela divide. E a riqueza dela são os amigos. Então os amigos são dela. Logo ela divide os amigos. É a modos que FloriCEREALKILLER. Corta os amigos ao meio para os dividir.
Como eu acho esta letra extremamente parola colocarei brevemente uma versão inventada por mim neste blog. Stay tuned
Não se esqueçam de comentar esta algaraviada de post:P

6 comments:

Anonymous said...

Bendita Floribela, que na sua estupidez atroz é bem mais educativa para os putos que os Morangos, precisamente porque lhes ensina a não darem o valor que tu (neste post, pelo menos) aparentas dar ao dinheiro.

Mas vá lá, safam-se os croquetes!

Anonymous said...

Por acaso concordo contigo nuns pontos, mas noutros não...
É verdade que o dinheiro pode não trazer felicidade mas ajuda bastante! Por exemplo, se tiveres um bocado em baixo podes ir no fim de semana para um super-mega-hiper hotel de luxo para relaxares, estares na piscina (se for inverno estás na piscina interior), sei lá... o que te der na gana! O facto de teres dinheiro dá-te um leque muito maior de escolhas na vida do que o que terias se fosses pobre.

Se fores rico normalmente até tens mais tempo que se fores pobre (isto se fores esperto, claro!). Podes ter uma empregada de limpeza duas ou três vezes por semana para te limpar a casa, passar a roupa a ferro e todas essas coisas chatas que, quem não tem dinheiro para a empregada, tem mesmo que fazer. Assim ficas com mais tempo durante a semana e ao fim de semana para relaxar (a ver tv, a ler, etc.), para ir passear...

Esta era a parte em que eu concordo. Agora a parte em que eu discordo. Acho que a Floribela está a criticar são os ricos que têm bue dinheiro mas não o partilham e quanto mais têm, mais querem. Muitas vezes o que acontece nesses casos é que estão tão ocupados a trabalharem para ganharem mais dinheiro que não dão valor às coisas importantes da vida (os amigos, a família...) e acabam por as perder. Como passam a vida a trabalhar não têm tempo para passear, relaxar, divertir-se... E depois também muitas vezes têm que ir a festas chatas só para conhecerem pessoas importantes para poderem ganhar mais dinheiro. Ganhar dinheiro torna-se uma obcessão e parece que o dinheiro que têm nunca chega.

Mas pronto, realmente também acho que ela pinta aquilo de uma forma um bocado côr-de-rosa, como se o ser pobre fosse uma coisa boa... Ser pobre não é bom! Ter que andar a contar os tostõezinhos no final do mês para comer, ter um emprego ranhoso que não gostamos nada porque tem que ser, porque não temos dinheiro para estudar... A não ser que ela não esteja a falar de pobres mesmo pobres, mas sim do pessoal de classe média-baixa.

E também temos que ver que a Floribela é uma adaptação de uma novela (ou lá o que era) brasileira e, se calhar, o contexto socio-económico de lá é um bocado diferente do nosso.

Mas ela tem razão pelo menos numa coisa... O dinheiro não compra amigos, estrelas nem o amor verdadeiro! ;)

Anonymous said...

Epá, estiquei-me mesmo bué... desculpem lá! Entusiasmei-me! :P

Unknown said...

Ora aí está. A floribela era brasileira:P Logo o contexto está todo desadaptado. Tentar incentivar as crianças a associar os ricos a ganância e a más características é meio caminho andado para o preconceito. Passam facilmente a generalizar. Entretanto eu farto-me de dar importância ao dinheiro no blog apenas para criar humor:P Quem me conhece sabe que sou bastante humilde:P Mas não confundam. Não me importava nada que me saísse o totoloto... se eu ao menos jogasse:P

Rita Catarino said...

Epah uma cena que me faz muita impressão é miúdos de 3 anos para cima verem os Morangos com Açúcar de uma ponta à outra (às vezes 2 episódios por dia embora um deles seja repetido); a série não é indicada para eles e tem cenas demasiado óbvias (que os paizinhos dizem "ah e tal o puto não percebe essas cenas, não há problema").
A Floribela ao menos não contém cenas tão esplicitas (dão uns beijinhos lá pelo meio e tal mas nada de enigmático para putos de tenra idade).
O contexto dos ricos e dos pobres de facto está mal adaptado (não acredito que uma família de 6 irmãos órfãos cujo irmão mais velho tem um negócio tenha dinheiro para ter uma grande mansão com 5 empregados e mais meia dúzia de convidados que vão e vêm).
Bom mas isto é uma novela, e as novelas não foram feitas para reflectir totalmente uma sociedade e a Floribela parece ser uma novela dirigida para todas as idades, mas é mais focada para os mais novos (caso contrário não se focavam tanto em ter pedrinhas mágicas, canções e danças até fartar e tudo muito muito colorido).
E pronto eu também já me estiquei um bocado :p

Anonymous said...

Fausto... és um pulha!
Depois disto, tenho a dizer que realmente se tivesse de escolher entre morangos e flores.... seriam as flores.
isto porque é mais adequado às idades dos meus filhos.
em relação ao dinheiro... realmente, não traz felicidade, mas ajuda muito a encontra-le e resolve inumeros problemas. mas sou de acordo aue as pessoas não devem perder a sua dignidade nem o respeito pelos outros pelo 'saldo bancário' que possuem.
abraços.