Wednesday, August 23, 2006

Cientologia... a religião que veio do espaço

Introdução
Este post serve para vos mostrar as fantásticas informações que descobri pela internet acerca da religião chamada "Cientologia". São informações tiradas por leitura rápida de muitos sites e como tal deve sempre ser questionada e quem quiser saber mais deve realmente fazer a sua própria pesquisa (ou então dedicar-se a outra coisa mais importante porque realmente isto não vale muito a pena).

O que é a Cientologia?
A cientologia é uma religião criada em 1953 por um indivíduo chamado L.Ron Hubbard que também escreveu um livro muito conhecido sobre Dianética que está a par da Cientologia. A Cientologia baseia-se na ideia de que cada indivíduo é composto por um corpo e uma alma chamada Thetan. Supostamente as maleitas mentais das pessoas são criadas por pequenas almas confusas que temos no corpo chamadas Body Thetans e todo o tipo de terapia convencional psiquiátrica e especialmente química por meio de medicamentos psiquiátricos (como os anti depressivos) apenas pioram o nosso estado sendo a única solução nos submetermos aos tratamentos dados pela igreja de cientologia. É estilo "o nosso detergente lava mais branco que o vosso" sendo a nossa tola a trouxa de roupa. O que acontece é que esta igreja tem custos muito elevados e quem não puder pagar pode sempre passar a trabalhar o resto da vida para a igreja (bem.. na realidade é mais que o resto da vida, visto existirem contratos feitos por esta igreja com a validade de 1 bilião de anos, literalmente). A igreja é constituída por vários níveis chamados OT, sendo que o OT III é o nível mais engraçado e que eu explico porquê já a seguir.

Uma aventura espacial
Várias pessoas que estiveram na igreja e saíram, deram os seus testemunhos acerca das práticas da igreja. Foi então desvendado a verdadeira doutrina da igreja de cientologia e que serve de base aos seus ensinamentos, e que é apenas desvendada aos seus seguidores quando estes passam para o nível OT III. Supostamente, há muitos biliões de anos atrás, existia no espaço uma federação de 76 planetas comandada por um ditador chamado Lord Xenu. Este, para resolver os problemas de sobrepopulação dos vários planetas, decidiu que se ia livrar de uma data de pessoas. Então pegou numa data delas por planeta (cerca de 178 biliões) e implantou-as para que lhes fosse lavado o cérebro. Colocou-as todas em naves espaciais com a forma de aviões DC-8 e enviou-as para o planeta terra. Quando cá chegaram mandaram as pessoas todas para dentro de vulcões e a seguir mandaram-lhes para cima bombas de hidrogénio. Umas quantas sobreviveram (deviam ter sobretudos ou algo assim que as protegiam contra bombas atómicas) e as outras morreram sendo os seus espíritos libertados. Então o pessoal do Lord Xenu apanhou as alminhas todas com umas máquinas especiais e então começou a lavagem dos seus cérebros (almas com cérebros.. alta redundância que vai para aqui). Este processo baseava-se em obrigar as almas a verem uma espécie de cinema com imagens 3d que lhes incutia crenças (cristianismo e essas coisas) e lhes retirava a noção de individualidade. Foram então de seguida libertadas e erraram pela terra até se decidirem ir todas alojar nos corpos do pessoal que sobreviveu às explosões (que supostamente são os nossos antepassados). Esses Thetans (almas) passam a chamar-se Body Thetans e são os responsáveis pelas confusões psicológicas que hoje temos. O objectivo da igreja é libertar as pessoas desses Body Thetans. Entretanto a resistência do povo dos planetas da federação prendem Lord Xenu numa gruta numa montanha em um dos planetas usando uma cela electrificada onde, supostamente, ele ainda está hoje à espera de ser libertado. Provavelmente ainda não mencionei que o emprego anterior de L.Ron Hubbard era escritor de livros de ficção científica. Coincidência?

O E-Meter
A igreja de cientologia, sendo uma igreja extremamente avançada, recorre a alta tecnologia para as suas práticas correntes. O principal apetrecho que utilizam é um aparelho inventado por Hubbard que se chama "E-Meter". Com este aparelho é suposto se conseguir medir os Body Thetans das pessoas e apercebermo-nos das vidas passadas destas, se cometeram crimes, o estado de espírito, etc. A máquina é constituída por alguns botões e um ponteiro e por dois fios com duas latas na ponta. A máquina altamente complexa e tecnológica é basicamente um ohmímetro (para medir resistência eléctrica e comprado nas lojas dos chineses por menos de 5 euros uma versão digital bem mais fixe) e com os eléctrodos presos a duas latas (que um antigo membro diz serem latas de espargos vazias). A máquina é como uma versão dos antigos detectores de mentiras que mediam a resistência da pele para medir o nervosismo da pessoa. Mas estas ainda não mais rascas porque as latas são péssimas porque basta apertar um pouco mais e a superfície de contacto aumenta e a resistência da pele diminui alterando bastante os valores.

Celebridades
Várias celebridades americanas se renderam à cientologia e as mais conhecidas são Tom Cruise e John Travolta (imaginam o gajo de saturday night fever a acreditar em Lord Xenu?). Tom Cruise tem sido notícia por parece que está a perder aos poucos a sua sanidade publicamente fazendo comentários estrondosos dizendo mesmo que consegue curar qualquer drogado em poucos dias com cientologia e que as pessoas deviam todas largar a medicação psiquiátrica tal como anti depressivos. A Katie Holmes (esposa de Tom Cruise e altamente gira) também entra nestas andanças, supostamente. Mas eu estou mesmo a imaginar "Tom, querido, larga lá as latas de espargos e anda para a cama. Sim, eu sei, Lord Xenu e essas coisas. Toma, bebe isto.. ficas a dormir umas horitas e não chateias". Alguma coisa deve ele ter bebido quando fez uma incrível figura de parvo na Oprah.


Conclusão
A cientologia, para mim, é um montão de piadas engraçadas, mas há quem testemunhe na internet que o modo como alteram a vida das pessoas já levou à morte de algumas. Quando se entra na igreja as pessoas assinam um contrato que diz que renunciam a quaisquer tipos de tratamentos psiquiátricos futuros e que a igreja tem o direito de os ir buscar a qualquer tipo de internamento psiquiátrico para os levarem para as suas instalações onde as pessoas são submetidas ao seu próprio tratamento (que inclui isolamento em sítios fechados e outras coisas não aconselhaveis a alguns tipos de doenças mentais). Também existem informações acerca do modo como a igreja tenta desacreditar ou processar qualquer pessoa que dê informações sobre as práticas mais secretas da igreja ou de pessoas que a tentem difamar. Há mesmo muita informação sobre isto tudo na internet e quem quiser que a procure que eu já estou satisfeito:P

Links
Site oficial: http://www.scientology.org/
Site oficial português: http://www.cientologia-lisbon.org/
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Scientology
Manuscrito de hubbard sobre Lord Xenu: http://www.cs.cmu.edu/~dst/OTIII/
Morte de uma seguidora: http://www.lisamcpherson.org/

5 comments:

Anonymous said...

Infiel! Serás comido por psicologos e psiquiatras.

hasta

sclement said...

obrigada por me teres elucidado acerca da cientologia... e eu que pensava que este blog só ia ter umas piadolas com mias ou menos graça... afinal é altamente educativo.

e pensar que eu achei estranho, quando um dia destes me contaram que uma percentagen consideravel de pessoas (não me lembro ao certo quanto) na autralia apontaram a sua religião como jedi, no ultimo censo. por isso no proximo censo jedi já vai vir como opção.

é facil perceber porque é que os fies da cientologia não podem ter acseeo a tratamento psiquiatrico...

isabel said...

mais uma "religião" fundamentalista...

lannenasa247@gmail.com said...

eu não saber,parque ele é a igreja de cientologica e diantica e não serie deus... ufos de no espaço de galaxia ,só.

lannenasa247@gmail.com said...

eu não saber,parque ele é a igreja de cientologica e diantica e não serie deus... ufos de no espaço de galaxia ,só.