Monday, October 09, 2006

GNR - Gatilho Nervoso e Rápido

Depois de ler acerca da nova aquisição de armas para a GNR, temos duas notícias de fugas e perseguição por parte da mesma que acabaram em tiroteio. Será que receberam as novas armas e estão em fases de testes? Ou será que estão a fazer uma despedida às armas antigas? Seja como for temos um verdadeiro cenário de acção implantado cá pelo norte de Portugal. Estando eu cá em trabalho é provável que ainda assista algo em primeira mão. Claro que na próxima operação stop aqui no norte eu vou sair com as mãos atrás da cabeça e a implorar pela vida.Estou a brincar mas confesso, que cá bem no fundinho, sou daqueles que pensa logo "provavelmente mereciam". Além disso quem foge ao controlo policial não está certamente preocupado com multas de trânsito. E há praí tanto médico a apregoar que estamos sempre com falta de ferro.
No incidente mais recente, no domingo, um rapaz vai de carrinha buscar duas amigas ao shopping para irem passear. Mal elas sabiam que a carrinha era roubada, e assim que o jovem vê um carro da GNR começa a fuga. No final, pelo testemunho do agente, o rapaz tentou abalroa-lo com a carrinha tendo o agente disparado para o pneu e, tendo surtido pouco efeito, disparou para o olho do rapaz. Com certeza o agente tinha lido o meu post sobre estereogramas e percebeu que se o rapaz tivesse menos um olho seria mais difícil ter a noção de profundidade da posição do agente e seria mais fácil este escapar. Mas o interessante foi o testemunho de uma das raparigas quando diz "Eu quase levava um tiro mas desviei-me.". Considerando que desviar de balas é algo realmente difícil, esta rapariga deve estar bem perto das capacidades de Neo da série de filmes Matrix.

3 comments:

Anonymous said...

Em primeiro lugar muitos parabêns por este blog hilariante e bem disposto....Agora o comentário:
Não sou a favor da força, acho é irritante que os nossos meios de comunicação social façam uma novela com 500 capítulos e não sei quantos "encores". Se a GNR anda a fiscalizar, não faz mais do que a sua função, se a malta foge é porque têm o rabo prezo, andam a ver demasiados filmes de perseguição. A GNR deve seguir os procedimentos habituais e de certeza que o fez, porque para além de apanhar um presumível culpado de...", apanha igualmente alguém que pela sua condução se torna um perigo para quem tem o azar de circular na mesma zona. Se a GNR anda nervosa deve aos média que não se calam com o assunto....
Arranjem outras notícias....

Anonymous said...

bem... eu já nem sei o que diga em relação ao Fausto.... mas isso também seria deitar conversa fora visto que pouco ou nada há a dizer sobre o fausto. Agora que já insultei o criador deste blog, passo aos comentários! Por incrivel que pareça, soube dessa noticia há 5 minutos quando fui beber café... agora pensemos... um 'gaijo' que tem pena suspensa de não sei quanto tempo, e que durante esse não sei quanto tempo já havia roubado 2 carros (um dos quais só durou 300 metros até o ter destruido)... com um passado de todo perigoso, que tenta atropelar um policia, anda em contra mão... bem, uma coisa ele não é: SANTO!!! Ora bem, após isto, tenho a comentar... será do nosso fado? somos uns coitadinhos? a policia é má? eles são racistas ou racionalistas? SE CALHAR NÃO!!! O GAJO NÃO PAROU A UMA ORDEM POLICIAL!!! Desculpem-me mas isto revolta-me! Eu pago os meus impostos, pago tudo e mais alguma coisa, tento cumprir as leis (sebem que muitas vezes é dificil, especialmente as do código da estrada) e quando, nima situação pontual, cometo um erro, pago por ele, porque é que um sujeito com o cadastro deste e que faz o que fez, merece o minimo respeito??? Só tenho a dizer que realmente opolicia cometeu um grave erro... má pontaria! só acertou um tiro!
Fui...

Daniel Cenáculo said...

Seria possível a polícia passar a andar com balas de borracha que marcassem com cores como fazem as do paintball, e só utilizar as verdadeiras em última instância ? Quem diz balas de borracha diz outras quaisquer, tipo neutralizantes de alguma forma. É que isto de à distância só haver duas medidas para mandar parar um ladrão (o grito, insultuoso ou não, e o balázio fatal para alguma parte do corpo) é muito pouco a meu ver. É prejudicial para o ladrão, para o polícia e para a comunidade em geral.

Quantas vezes não vi já ambulâncias a querem passar e condutores distraídos ou teimosos a não se desviarem ? Estes por certo são em maior número, já colocaram a vida de quem vai de urgência em perigo muito mais vezes que alguns ladrões fugitivos e nunca vi a polícia disparar contra estes. Nestes casos é garantido que alguém vai em perigo de vida ou a ambulância não vinha a anunciá-lo em alto som para todos ouvirem. Cadê os tiros aí ? Se não se justificam aí, mais dificilmente acho que se justifiquem em algumas outras situações. Sugiro de novo balas de borracha ou neutralizantes ou coisa parecida, antes do uso das verdadeiras.