Tuesday, October 17, 2006

250 anos D'ouro

Quem faz 250 anos este ano? Quem faz? É a Região Demarcada do Douro! E o que raio é a "Região Demarcada do Douro" perguntam vocês. É sobre isso e outras coisas que fala este post.
Já desde os tempos dos romanos (e mesmo de tempos anteriores) que a região ao longo do rio Douro (chamado assim porque em tempos passados existiam nele pedritas de ouro... e não vale a pena ir lá esgravatar porque eu já fui e já não há mais) é uma zona rica em plantações de vinhas para fazer vinhaça da boa. Vinhaça essa que, boa parte, é a conhecida por todos como "Vinho do Porto". Chama-se vinho do Porto pela sua armazenagem e comercialização a partir do porto existente no estuário do rio Douro, entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. O vinho era armazenado em armazéns em Vila Nova de Gaia onde as reduzidas amplitudes térmicas ajudam ao envelhecimento do vinho. A sua proximidade com o Atlântico também foi um factor de escolha. O vinho era transportado até aos armazéns nos barcos característicos da zona, os chamados "rabelos".

Como os produtores e comerciantes andavam sempre às turras sobre qual era considerado o genuíno Vinho do Porto, Marquês de Pombal (o gajo daquela rotunda que é um verdadeiro pesadelo de trânsito) mandou demarcar a zona do território do Douro com os terrenos mais propícios e as quintas mais capazes da criação do vinho. Isto aconteceu em 1756 (o que por incrível que pareça são mesmo 250 anos... eu fiz as contas... tenho aqui uma máquina de calcular... e verifiquei com o ábaco).
PS: Foi-me indicado que, embora a lenda diga que o nome "Douro" provém do ouro que o rio continha, o nome "Douro" deriva de uma raiz celta da palavra "dwr" que significa "água". Quem se iria lembrar de dar o nome "água" a um rio? Esquisitices:P

5 comments:

Rita Catarino said...

Pois mas o belo do vinho do Porto não é feito totalmente com uvinhas da região demarcada do Douro :p
Um vinho para ser considerado um DOC (proveniente de uma região demarcada) só tem de ter uma percentagem de uvas vindas dessa região, agora qual é a percentagem, isso é que já não me lembro.
Mas tive de estudar essas porcarias todas para fazer o projecto de Representação de Conhecimento que até já fartava ler tanta coisa sobre vinho quando eu nem gosto de vinho nem de uvas porra! Bem que a porcaria do projecto podia ser sobre sumo de maça em vez ser sobre sumo de uva podre!

Anonymous said...

Éjumáior! I (L) you! :) Ana

Unknown said...

Olha a última vez que estive no Porto (foi qdo fui ver os PedraRolantes, ou CalhauRolantes, estava eu sentada numa esplanada de Gaia a olhar para as Caves, volto-me para o marido e digo:
"Sabes uma coisa? Vamos ter que fazer uma visita de "comparação" às caves do vinho do porto: começamos, logo de manhã cedo por aquela ali e lá pá tarde já devemos ter provado todas".... ainda estou à espera da tal prova de comparação!

Anonymous said...

[B]NZBsRus.com[/B]
Dismiss Crawling Downloads Using NZB Downloads You Can Swiftly Find Movies, Console Games, Music, Software & Download Them @ Fast Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]

Anonymous said...

Making money on the internet is easy in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat blog[/URL], It's not a big surprise if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses little-known or not-so-known methods to generate an income online.