Wednesday, June 27, 2007

Fumadores passivos

Vi hoje no jornal do metro uma notícia estrondosa.

Em 2005 morreram cerca de 108 mil pessoas em Portugal.
Dessas, 12615 foram devido ao fumo do tabaco.
Dessas, 2400 não fumavam, ou seja, eram fumadores passivos.

Consideremos que apenas 2000 tinham familia.

Expliquem lá então, a essas 2000 familias, que passaram por aquele fantástico som da terra a bater no topo do caixão de um ente querido (TUMP! TUMP!), que morreu devido aos hábitos estupidos dos outros, que não vos dá jeito e é um incomodo não poderem fumar o vosso cigarrito em sítios fechados como restaurantes.

8 comments:

Mistic said...

Morreram devido ao fumo do tabaco, ou devido a cancro? E como é que identificam o cancro que vem do tabaco e o que vem dos monoxidos e peroxidos e merdas da poluição que tal?

Essas noticias sensacionalistas pá, as pessoas acreditam sempre nessas tretas, parecem um bando de ceguinhos... de certeza que há uma explicação lógica e plausível sem serem esses fumos kamehameha.



Bjs*


hasta

Vanda said...

Independentemente disso, está provado que o fumo do tabaco provoca cancro (além de outros problemas respiratórios), mesmo em fumadores passivos. Logo, tem que ser proibido fumar em locais fechados e mais nada! Se é um incómodo para um fumador não poder fumar num sítio fechado, para mim é um incómodo estar num sítio fechado e estar a levar com o fumo dos outros...

Unknown said...

Sem falar do extremo incómodo que nos provoca a morte.

Unknown said...

Ou seja cerca de 20% das vítimas mortais do fumo do tabaco são os fumadores passivos. Não tinha ideia que o número seria assim tão elevado!!!! A liberdade é uma coisa muito bonita, mas a liberdade de um indivíduo fumar termina onde colide com a liberdade de muitos outros não quererem fumar (basta 1 fumador para empestar uma sala onde estão várias pessoas que possivelmente não querem fumar)...

Unknown said...

Eu compreendo perfeitamente o ponto de vista dos não fumadores;

Fumo ha uns 17 anos e honestamente não me lembro de ter fumado em sitios em que soubesse que era proibido fumar. Tenho o cuidado de qd entro em algum sitio onde vá estar bastante tempo, procurar se há local para fumadores, não fumo em casas/carros de não fumadores, tenho inclusive o cuidado de, se por acaso algum paizinho ceguinho e irresponsavel traz a criancinha para uma mesa perto da minha num café quanto estou a fumar, de ou sair eu dali ou de apagar o cigarro...

Sou absolutamente a favor de serem impostos locais para fumadores e para não fumadores

Agora com o que não concordo é que se entre em radicalismos; tal como voces têm o vosso direito de não fumarem, eu tenho o meu de fumar. Se eu respeito as proibições e os locais para não fumadores, respeitem a escolha que fiz em ser fumadora.

Deixem ao critério dos donos dos restaurantes e bares e locais públicos de onde querem banir os fumadores a ESCOLHA de se querem ter um local para fumadores ou para não fumadores... a partir daí é opção de cada um escolher frequentar ou não frequentar os locais para fumadores.

..ou é so dos fumadores a consciencia e o dever de não prejudicarem os outros com o fumo? Os não fumadores são todos uns coitadinhos desinformados, sem vontade própria e sem perninhas para conseguirem fugir da beira dos malvados fumadores que os amarram impiedosamente aos locais onde é permitido fumar?

Sim, fumar mata, provoca uma série de doenças para além do cancro dos pulmões, mau hálito, dentes e dedos amarelos e até nos faz ressonar mais alto... Isto não é novidade para ninguém, fumador ou não fumador.

Estando toda a gente informada do que o tabaco faz, porque é que tem de se vir com o fundamentalismo de "do dia x em diante tudo quanto são espaços públicos passam ter a proibição de fumar" em vez de se optar por uma solução de meio termo e de, acima de tudo, responsabilização das pessoas pelas escolhas que fazem?

Unknown said...

A solução de meio termo é a que temos agora. Os comerciantes agora também podem optar por ter locais de não fumadores. No entanto, pela teoria do deixa andar e tentar agradar a todos, acabam por agradar só aos fumadores. Se neste momento mais de 90% dos sitios não são para não fumadores (e como tal são para fumadores) e se a maior parte não segue a lei de ter um local bem explicito e isolado para quem quer fumar, então a lei tem de ser alterada e mais rígida. É só isso:)

zepedro said...

A lei neste momento é explicita. TODOS os estabelecimentos são para NÃO FUMADORES, se o dono assim o entender pode criar uma área para fumadores que tem de ser fisicamente separada e ter ventilação própria e directa para o exterior.
Existem algumas excepções como Hospitais psiquiátricos e centros de tratamento de toxicodependentes que podem ter áreas para fumo. Nos estabelecimentos de diversão nocturna (não restaurantes), se tiverem área inferior a 100 m2 tb podem ser abertas excepções. Qualquer dúvida pode ser tirada aqui: http://www.lei-anti-tabaco.com/nova-lei.html .
Neste contexto não percebo como é que mais 90% dos restaurantes são para fumadores.... Eu janto fora várias vezes e posso assegurar que há locais onde é dificil encontrar um restaurante com área para fumadores.
Sempre que alguem esteja num restaurante que por qualquer motivo não esteja a cumprir estas regras pode e deve chamar as autoridades.

Unknown said...

Este post foi feito antes da lei anti-tabaco sair:) Mas obrigado pelo comentário.