Wednesday, June 27, 2007

Fumadores passivos

Vi hoje no jornal do metro uma notícia estrondosa.

Em 2005 morreram cerca de 108 mil pessoas em Portugal.
Dessas, 12615 foram devido ao fumo do tabaco.
Dessas, 2400 não fumavam, ou seja, eram fumadores passivos.

Consideremos que apenas 2000 tinham familia.

Expliquem lá então, a essas 2000 familias, que passaram por aquele fantástico som da terra a bater no topo do caixão de um ente querido (TUMP! TUMP!), que morreu devido aos hábitos estupidos dos outros, que não vos dá jeito e é um incomodo não poderem fumar o vosso cigarrito em sítios fechados como restaurantes.

Sunday, June 24, 2007

Holofonia - VOZES!! SAIAM DA MINHA CABEÇA!!!

Para quem tinha dúvidas em qual seria a sensação que algumas pessoas têm de ouvir vozes (tal como a Alexandra Solnado que consegue ouvir deus) agora pode experimentar em primeira mão. Estes ficheiros de som de demonstração mostram uma técnica muito interessante chamada Holofonia. São ficheiros de som que nos dão a sensação 3d do ambiente em que foram gravados.
A configuração das nossas orelhas aliada ao facto dos termos 2 ouvidos faz com que o nosso cérebro receba informações que pode processar para nos dar uma sensação tridimensional do ambiente. Pelo som conseguimos saber em que posição está a fonte de som em relação a nós. Agora imaginem que têm um boneco que também tem orelhas e que tem dois microfones no local dos ouvidos. E que cada um desses microfones grava som para o respectivo canal esquerdo e direito de um ficheiro de som. Então os nossos ouvidos terão o som respectivo de cada microfone, cujo som já traz a informação recebida pelas orelhas do boneco e pelo local onde está o microfone tal como se se tratasse de um ouvido. De seguida só tem de ser processado pelo cérebro de quem está a ouvir o som e voilá.. temos uma sensação tridimensional do som capturado.
Isto é para ouvir de auscultadores e de olhos fechados!!

Barbeiro Virtual:

Caixa de Fosforos Holofónica:

A voz de uma mulher:

Secador de Cabelo:

Diapasão:

Tesoura:

Saturday, June 23, 2007

Desafio da Pag.161

Lançaram-me um desafio engraçado. Eu sei que não era o que estavam à espera porque ainda tenho de continuar o meu Post anterior. Mas achei que era engraçado como um Post intermédio.

O desafio consiste em:

1. Pegar no livro mais próximo (Não precisa de ser o que andam a ler)
2. Abri-lo na página 161
3. Procurar a 5ª frase completa
4. Colocar a frase no vosso blog ou como comentário no meu
5. Não vale procurar o melhor livro que têm, usem o mais próximo
6. Passar o desafio a cinco pessoas.

Resultado:

1. Como não tinha uma régua à mão acabei por pegar em dois livros mais ou menos equidistantes: a)"O diário de Jack o Estripador" e b)"mil novecentos e oitenta e quatro".
2. Têm os dois página 161.. estou abrindo.. estou abrindo.. calma!
3. 5ºa frase completa.. xa cá ver.
4. a) "Durante a noite, Maybrick ficou ainda pior." (Grande treta de frase. Vontadinha com que fiquei de fazer batota);
b) "Sempre que ele começava a falar dos principios do SOCING, do duplopensar, da mutabilidade do passado, da negação da realidade objectiva, e se punha a usar palavras de novilíngua, ela mostrava-se maçada e confusa dizendo não ligar a essas coisas." (E eu acho que ela faz muito bem porque essas coisas pareciam um bocado abichanadas).
5. Foram mesmo os mais próximos. Nem são meus.
6. Passo a quem ler este Post que espero que sejam mais que 5. Pronto. É 1 e já fiz o desafio.

Espero que sigam o exemplo e coloquem nos vossos blogues e avisem por comentário neste.