Wednesday, July 12, 2006

Vim, vi e... desmaiei?

Síncope Neurocardiogénica
Hoje venho falar de uma experiência que tive ao fazer um exame médico pouco comum. Desde pequeno que tenho propensão para desmaiar e isso pode colocar por vezes alguns problemas (desmaiar a conduzir, desmaiar a nadar no mar, desmaiar quando estamos mesmo mesmo quase a enfiar a bola preta que nos vai fazer ganhar finalmente um jogo de snooker contra um amigo que nos ganha há anos). Devido a estas gravissimas situações, um médico a que fui decidiu que eu tinha que ir fazer um "Teste do Tilt". Tendo feito uma rectoscopia até ao colon uns tempos antes, obviamente que fiquei assustado com o nome daquele exame, chegando mesmo a pensar em comprar um cinto de castidade. Mas depois foi-me explicado que eu só teria de me deitar numa cama que iria ser colocada a um certo ângulo de inclinação, para me tentarem induzir um desmaio. Normalmente não acharia piada a alguém que diz que me vai deixar knock-out mas pensando que poderia ser pior como me enfiarem camaras no rabo (sim.. a rectoscopia implicou enfiarem uma camara de video bem comprida pelo rabo acima) lá concordei.

Teste do "Tilt"
Como o próprio nome indica, o teste implica uma inclinação. Somos atados a uma cama (o que em algumas circunstâncias pode ser algo tremendamente interessante.. que não é o caso), injectam-nos coisas (nem perguntei o que era... eu sou assim.. muito dado... ainda hei-de acordar algures, numa banheira de gelo, sem os rins.. ou pior), e depois a cama começa a rodar até que ficamos quase em pé (cerca de uns 70º). Depois o técnico senta-se na boa a ler o jornal (sim, porque se desmaiarmos a máquina deve estrabuchar sozinha) e espera que a pessoa desmaie. Digamos que comigo a coisa foi um pouco diferente. Eu não dei tempo para o homem abrir o jornal porque desmaiei em 11 segundos (penso que bati algum tipo de record mas a unica coisa que me ganhei foram injecções). Pelo menos despachei-me rápido. Os efeitos secundários, como podem ver na foto ao lado, foram bastante visiveis. Passei a ter que usar soutien.

Razões que a razão desconhece
Porque razão desmaiam as pessoas? 50% dos desmaios são provenientes do problema que este "Teste do Tilt" examina. Quando nos colocamos em pé existe a tendência (devido à gravidade) do nosso sangue se alojar na zona da pernas. Isso dificulta que o sangue volte ao coração para ser enviado para o cérebro. O cérebro, chato como é, está sempre a chatear que quer oxigénio e mariquices dessas, e quando vai pouco sangue para o cérebro vai pouco oxigénio para o cérebro e o cérebro arma-se em "choininhas" e "mete nojo" e desliga-se (o desmaio). Mas o corpo, farto dessas cenas, tem maneiras de compensar esse desiquilibrio, que incluem aumentar o ritmo cardiaco e aumentar a pressão sanguínea "apertando" as veias das pernas. Existem pessoas em que muitas vezes e em algumas situações essa compensação não é feita pelo corpo e então têm desmaios mais frequentemente que as outras pessoas. Este teste serve mesmo para isso. É como fazer parte de um clube, em que nas fotos dos eventos estamos todos deitados sem sentidos. Os médicos em geral dizem que os desmaios não geram nenhum tipo de lesão cerebral. Claro que eles não estão de certeza a contar com todas as vezes que bati com a cabeça por ter desmaiado. Claro que só tem é que levar, visto que é a cabeça a culpada do desmaio.

"Se costuma desmaiar, se bate muitas vezes com a cabeça no chão... junte-se a nós "Examinados pelo Tilt". Descubra um mundo com futuro."

Conclusões (a pedido da inês)
No final disto tudo fiquei a saber que apenas necessitaria tomar uns comprimidos para controlar a situação. Mas como eu sou esquecido e como a mim até começa a ser raro ter este problema decidi não tomar os comprimidos. Mas foi-me dito que há pessoas com este problema com tanta gravidade que chegam a ter de usar Pace Maker.

Links

4 comments:

Anonymous said...

Eh eh... desta feita serei a primeria comentadora (isto se não houver alguém que, entretanto, já esteja quase no final da escrita do seu comentário). Há uma coisa que não percebi nesta história toda... assim, aqui vai uma dúvida ao invés de um comentário - fizeste o exame e depois? É só para terem a certeza que desmaias? (qdo tu próprio estás farto de saber) Qual vai ser a grande mudança na tua vida depois do Tilt? Hem?

Anonymous said...

eh eh... sempre fui! ;-)

Anonymous said...

Isto é verdadeiro serviço publico!

Agora qd estiveres a falar demais, um gajo pega-te ao colo assim a 70% de inclinacao e puff :D


hasta


Gulon

Anonymous said...

Epa, isso do "tilt"... não é o que se faz com as máquinas de "pinball"? Então e se a gente te carregar nos botões as tuas bolas também vão andar pelo teu corpo a bater nos órgãos e a fazer "plim!"? Quantos pontos ganho se acertar no fígado?

CHUACK